40.000 de JAGUAR sai da linha de produção com TERRA TRAC rastreadores de cadeias

Partilhar

CLAAS construiu o seu modelo JAGUAR número 40.000 na fábrica de Harsewinkel

13-03-2019  

Desde o início da produção da sua primeira série de modelos JAGUAR em 1973, a companhia tornou-se líder do mercado mundial em colhedoras de forragem autopropulsionadas. As soluções inovadoras e a eficiência excecional definiram a história de sucesso de JAGUAR ao longo de quatro décadas. O último exemplo: um Prémio à Inovação de ouro para o JAGUAR TERRA TRAC no SIMA Agroindustria Show em Paris

Estreia em 1973, o primeiro sistema de orientação em 1976.

O rápido aumento na cultura do milho no final da década de 1960 exigia uma tecnologia de colheita cada vez mais produtiva, ao mesmo tempo que os implementos anexos e as unidades de reboque atingiam os seus limites de desempenho. CLAAS reconheceu rapidamente o potencial deste segmento e, em junho de 1973, começou a produzir uma colhedora de forragem autopropulsionada de elevado desempenho, a JAGUAR 60 SF. Seguiu-se apenas três anos após, em 1976, o JAGUAR 80 SF com uma série de melhorias significativas: a capacidade de separar o cilindro de corte e o rolete de alimentação, um soprador de descarga e um sistema de orientação automático. Após a expansão da gama para incluir o JAGUAR 70 SF, a seguinte geração, que inclui quatro modelos, foi introduzida em 1983. Com vendas de mais de 7.000 unidades, o JAGUAR 690, 680, 685 e 675 tornou a CLAAS no líder de mercado na Europa. Cinco anos após, a linha foi alargada de modo a abranger seis modelos com saídas de motor entre 354hp e 215hp.

 

JAGUAR 800 estabelece novos standards.

A série de modelos JAGUAR 800 fez a sua estreia na produção de séries previas em pequena escala em 1993. Os motores da nova série de modelos, cujos resultados flutuaram entre 228kW (310hp) e 354kW (481hp), foram instalados na transversal atrás do Eixo de direção, o que permite sistemas de transmissão direta e simples, um abastecimento ótimo de ar de refrigeração e um fácil acesso ao interior da máquina. Esta configuração inovadora estabelece o standard para as colhedoras de forragem avançadas que são utilizadas hoje em dia, em todo o mundo. Graças ao vantajoso carregamento do eixo motor, foi possível, pela primeira vez, colocar acessórios frontais para milho de oito filas. Foi colocado um acelerador mesmo atrás do Corncracker para acelerar o fluxo de material cortado.

Uma alternativa especial da série do modelo JAGUAR 800 foi o FIELD SHUTTLE, que foi colocado à venda em 1997. Baseou-se no JAGUAR 880 e estava disponível numa versão de reboque (FS 880 T), assim como numa versão de contentor (FS 880 C ). O inovador conceito de logística permitiu atrelar reboques de camiões convencionais a uma colhedora de forragem JAGUAR, ou instalar um contentor. Nesse caso, o processo de transferência de culturas teve lugar no final do campo, para evitar que os veículos de transporte tivessem de conduzir em direção ao campo.

Em 2001 foi ultrapassado um importante marco energético, com 445 kW (605 hp) sob o capô do JAGUAR 900. Outro novo desenvolvimento foi o design completamente novo do lugar de trabalho do operador.

Todas as funções foram ajustadas e monitorizadas facilmente através de um terminal. A partir da temporada 2003, os clientes podiam escolher a versão SPEEDSTAR de alta velocidade com uma velocidade máxima de 40km/h. O legendário OJO VERDE, lançado em 2006, entregou 623 notáveis cavalos de força junto com inúmeras inovações para uma maior eficiência e conforto para o utilizador.

 

JAGUAR 900: A próxima geração.

A série JAGUAR 900 apresentada na temporada 2008 ofereceu um desempenho excecional e uma qualidade de corte superior. Os novos modelos estavam equipados com uma ampla gama de saídas de motor, um novo sistema inteligente de controlo de motor, medição da humidade continua, o conforto do sistema CEBIS e um novo cilindro de corte V-MAX. O sistema de autoabastecimento AUTO-FILL no JAGUAR 900 recebeu uma medalha de ouro na Agritechnica 2009. Este sistema fornece um processo de abastecimento de carruagens mais simples e controlado automaticamente, reduzindo significativamente a carga de trabalho do operador.

O CLAAS JAGUAR recebeu outro prestigiado premio na AGRITECHNICA 2011, como "Máquina do Ano". Entre as características referidas pelo júri destaca-se o novo sistema de controlo DYNAMIC POWER que ajusta a potência de saída à procura. Desde 2013, a série 900 também incluiu alternativas de motores de elevada potência que cumprem a norma de emissões de escape Tier 4i.

Em 2014, foi a vez de estrear para a geração da série de modelos JAGUAR 800. Também nesse caso, o sistema de controlo automático da saída do motor DYNAMIC POWER oferecia a máxima eficiência e desempenho nos intervalos de carregamento total e parcial ao aumentar ou reduzir automaticamente a saída do motor. Isto significa que o operador sempre está a trabalhar no intervalo de velocidade do motor mais eficiente e com maior conforto que nunca na cabine redesenhada.

Para o ano fiscal de 2017, CLAAS introduziu uma alternativa melhorada da série JAGUAR 900 de colhedoras de forragem que foi demonstrada durante muitos anos. As novas características: uma unidade de acoplamento frontal infinitamente variável, um sistema de fluxo de culturas melhorado, um novo conceito de chassis e o sistema de ENCHIMENTO AUTOMÁTICO CLAAS para um descarregamento lateral e traseiro sem perdas.

 

O número 40.000 é um TERRA TRAC.

O último membro da família CLAAS JAGUAR, que se juntou em 2018, é o JAGUAR 960 TERRA TRAC. Esta é a primeira colhedora de forragem a apresentar um sistema de rastreamento de lagarta original de fábrica. O novo conceito oferece uma proteção ótima do terreno em todas as condições e, simultaneamente, é suficientemente estreito como para viajar pela estrada. Um sistema inteligente de proteção de cabeçotes evita danos na cobertura de erva e permite o seu funcionamento durante todo o ano. Esta máquina inovadora foi reconhecida com o Prémio à Inovação de Ouro na feira de agronegócios SIMA em Paris.

Com doze modelos em duas séries de modelos, CLAAS, portanto, oferece uma linha completa de colhedoras de forragem autopropulsionadas para cada área de aplicação. Desde o início da produção de JAGUAR, CLAAS também tem desenvolvido os cabeçotes, salientando o fluxo ótimo de culturas e a máxima eficiência. Atualmente, estão disponíveis o DIRECT DISC, o PICK UP e o cabeçote de milho ORBIS.

O 40.000 JAGUAR ficou fora da linha de produção nas lagartas TERRA TRAC e com um design especial nos painéis laterais. Este marco na produção também estará marcado pela implementação em todo o mundo de máquinas de demonstração com o design do grande gato no lateral.

Fonte: Claas Ibérica, S.A.