As melhores vendas: tratores XERION a operar no aeroporto de Viena

Partilhar

Dois grandes tratores CLAAS XERION 5000, equipados com diversas características especiais adaptadas à sua função específica, foram utilizados no Aeroporto Internacional de Viena-Schwechat durante várias semanas.

24-09-2018  

Dois grandes tratores CLAAS XERION 5000, equipados com diversas características especiais adaptadas à sua função específica, foram utilizados no Aeroporto Internacional de Viena-Schwechat durante várias semanas. As duas potentes máquinas da série de tratores CLAAS estão pintadas com uma cor amarela especial, possuem pneus adequados para a utilização urbana e vão estar operacionais durante o verão e o inverno.
"Não é apenas no setor agrícola que as máquinas CLAAS revelam os seus pontos fortes, mas também noutros setores, como no aeroporto de Viena", refere Wolfgang Meyer, Product Manager em CLAAS Regional Centre Central Europe na Áustria.
Pode ver o XERION em ação nas fotografias

De outubro a abril, os dois tratores XERION estão equipados com sopradores de neve e são utilizados nomeadamente para limpar a neve das pistas do aeroporto, a plataforma e todas as outras rotas. "Prevemos que cada máquina vai estar em funcionamento durante um total de 300 horas por ano", diz o chefe de bombeiros do aeroporto, Roland Pachtner. Se houver fortes nevões, os tempos de operação poderiam ser significativamente maiores. Nas horas de ponta, Fritz Glatzer e os seus colegas precisam limpar 3.000 toneladas de neve por hora com cada uma das máquinas, o que equivale ao volume de água de cerca de 20.000 reboques banheira, pelo que vai ser necessária toda a potência que o motor de 524 HP possa oferecer.

Na segunda fotografia pode ver a entrega de chaves em junho de 2018 (da esquerda para a direita): Roland Pachtner, Fritz Glatzer, Wolfgang Meyer e Clemens Richter.

A segurança é uma questão de extrema importância para qualquer aeroporto. Contrariamente à agricultura, não são apenas as condições climatéricas as que determinam como serão utilizados os dois tratores XERION, mas principalmente os movimentos dos aviões. As mudanças ocorrem a curto prazo. Como tal, foi instalada uma variedade de dispositivos de comunicação por rádio nos tratores, de forma a manterem sempre contacto com a torre de controlo. "Não existem dois dias iguais", diz Fritz Glatzer.

O austríaco BBG (Bundesbeschaffung GmbH) tenciona comprar seis tratores adicionais XERION 5000. Estes devem começar a trabalhar noutros aeroportos do país.
No próximo CLAAS Intern encontrará uma história completa em profundidade.

Fonte: CLAAS