ROLLANT 540 RC – força máxima para uma potência máxima

Partilhar

A nova enfardadeira circular com câmara fixa ROLLANT 540 apresenta novos rolos e um chassis mais resistente. Existe uma opção com invólucro de malha ou de película. Um novo conceito de transmissão e a sua extraordinária facilidade de manutenção garantem resultados de elevado desempenho.

13-08-2018  

Formação perfeita de balas com novos rolos

O ROLLANT 540 produz fardos com um diâmetro de 1.25 m e uma largura de 1.22 m. A câmara de enfardamento é constituída por 16 rolos, feitos de chapa de aço de 4 mm de espessura. O perfil dentado dos rolos mantém uma rotação ótima do fardo mesmo em condições húmidas. As funções de transmissão e transmissão de potência são realizadas através de terminais com eixo lateral especialmente reforçados, com um diâmetro de 50 mm, no lado do acionamento de entrada. Estão instalados com flanges no corpo do rolo, e podem ser substituídos individualmente se for preciso.

Os rolos de bloqueio do portão traseiro estão dispostos horizontalmente nas laterais, o que se traduz em altas presões de enfardamento. O novo design também reduz a pressão exercida no portão traseiro e as estruturas de apoio do rolo. Para uma densidade máxima de fardos, é possível aplicar forças de até 180 bar aos rolos. O ROLLANT 540 pode ser fornecido com o sistema MPS II como equipamento opcional. Com este sistema, um segmento que tem três dos rolos de enfardamento roda na câmara para obter uma compressão adicional do fardo, uma rotação rápida do fardo e uma forma do fardo perfeitamente uniforme.

 

Lubrificação ótima da corrente, mesmo durante longos dias de trabalho

Os rolos de enfardamento são manipulados apenas do lado esquerdo da máquina. Cada rolo tem acionamento direto, o que se traduz numa distribuição uniforme da força nos rolos com uma menor exigência de potência. O rotor e a unidade principal têm cadeias de transmissão de 1.25 polegadas, e os rolos do portão traseiro são acionados com uma corrente de 1 polegada. As correntes têm secções laterais reforçadas de acordo com o standard ASA e novos rolamentos de duas linhas de aço de alta resistência.

As correntes são lubrificadas através de uma bomba excêntrica, com abastecimento de óleo desde um tanque de armazenamento de 6,3 l. A lubrificação é aplicada precisamente quando e onde for requerida, nos pontos de rotação dos elos da corrente. Todos os bocais lubrificantes do MPS e do portão traseiro são combinados no lado direito. Também está disponível uma opção de lubrificação central. O intervalo de lubrificação pode ser estabelecido no terminal de controlo.

 

A pick-up de elevado desempenho garante um fluxo de colheita ótimo

Uma pick-up controlada de 2.10 m de largura recupera o cultivo de maneira confiável e eficiente, e está disponível um rolo de duplo achatamento como equipamento opcional. Isto melhora o fluxo do cultivo, nomeadamente para filas particularmente grandes e pequenas, e promove a formação uniforme de balas. Duas brocas de alimentação laterais oferecem um abastecimento confiável ao rotor. O mecanismo de corte opcional tem 15 lâminas, com um comprimento teórico de corte de 70 mm. As lâminas podem ser giradas desde a cabine e ter proteção individual contra danos por objetos estranhos. Quando ocorrem bloqueios, a câmara de corte pode ser descida com um comando desde o terminal de controlo. Isto oferece um sistema extremamente fácil de utilizar para o controlador e minimiza o tempo de inatividade. Também existe uma exigência de potência menor para reiniciar o mecanismo depois.

 

Escolha de invólucro de malha ou película

No ROLLANT 540, o utilizador tem a opção de escolher entre invólucro de malha e película. Mudar o modo de invólucro é uma operação sem ferramentas, realizada simplesmente ajustando os parafusos laterais do rolo de guia. Uma rampa no lado direito da máquina simplifica a tarefa de carregar o sistema de invólucro. Também é possível transportar um rolo de substituição, tanto se for película ou malha. Com o sistema COMFORT como equipamento opcional, os ajustamentos do sistema de invólucro podem ser levados a cabo diretamente desde a cabine.

Para operar a enfardadeira, é possível escolher entre o CLAAS COMMUNICATOR, o terminal OPERATOR ou o terminal ISOBUS.

Fonte: CLAAS