CONVIO FLEX / CONVIO - Mesa de corte de banda

Convio FLEX mecanismo de corte flexível foi concebido para a utilização universal em todos os cultivos, tais como cereais, ervilhas e colza, etc.; o CONVIO FLEX com a sua barra flexível de corte, também alcança bons resultados em cultivos como soja, ervilhas ou pasto. Os sistemas de assistência para controlar a altura da barra de corte e a bobina, assim como as suas características de design inteligente, reduzem a carga de trabalho do operário e minimizam as perdas. Os novos cabeçotes para as ceifeiras-debulhadoras LEXION estão disponíveis em três larguras de trabalho: 10.8 m, 12.3 m e 13.8 m.

27-08-2018  

CONVIO FLEX para uma máxima flexibilidade

Enquanto no CONVIO as lâminas e o mecanismo de corte são rígidos, no CONVIO FLEX todos estes componentes, assim como as correias laterais, são flexíveis. Isto permite ao cabeçote seguir o perfil do solo, o que garante um corte o mais baixo possível em toda a largura do trabalho. Isto permite que as colheitas de hastes de baixa frutificação, como a soja, sejam realizadas mais perto do chão e com poucas perdas. Para a colheita do cereal em culturas permanentes, o CONVIO FLEX pode ser utilizado com um cabeçote convencional com lâminas e barra de corte rígidas. Nas culturas secas, adapta-se ao contorno do terreno com apenas pressionar um botão, e permite uma colheita com poucas perdas conservando uma extensa largura de trabalho.

 

Tanto o CONVIO FLEX como o CONVIO são adequados para a colheita de colza. O equipamento opcional inclui incontável alimentação à esquerda e à direita com um diâmetro de 450 mm na zona superior da parede traseira do cabeçote, e as lâminas de colza podem ser colocadas e retiradas sem ferramentas. Para minimizar as perdas, o canal central fecha por baixo das abas de borracha. A parede traseira elevada do cabeçote evita a perda dos grãos que saltam.

 

 

Assistência inteligente ao operador totalmente integrada

CONVIO FLEX e CONVIO oferecem ao operador o mais elevado nível de conforto através de uma vasta gama de funções automáticas, que estão totalmente integradas no terminal CEBIS. O AUTOMATIC BELT SPEED ajusta automaticamente a velocidade das correias à velocidade de avanço da ceifeira-debulhadora. O deslizamento da correia e o alerta da correia parada permitem ao motorista intervir de forma rápida, mesmo à noite ou quando os níveis de pó são elevados, e impede que sejam desenvolvidas situações críticas.

A função de inversão tem dois modos. Ao carregar num botão do manípulo de controlo, o centro e as bandas laterais são invertidas enquanto a máquina está em movimento. Isto permite que os pequenos problemas sejam eliminados facilmente. Uma chave múltipla no apoio de braços inverte a bobina, a correia central e a carcaça do alimentador.

 

CONTOUR AUTOMÁTICO: quatro modos para o melhor desempenho de corte

O controlo automático da altura da barra de corte automática AUTO CONTOUR no CONVIO FLEX tem quatro modos de operação diferentes:

- Em modo cereais, a mesa da barra de corte e a barra de lâminas são rígidas.

- Quando são encontradas áreas isoladas nas culturas plantadas, o operador pode mudar de modo rígido a flexível só com o toque de um botão enquanto está em movimento.

- No modo flexível, a barra de lâminas segue o perfil do solo com os patins. Com um intervalo total de flexão de 225 mm (90 mm para acima e 135 mm para baixo), CONVIO FLEX é capaz de adaptar-se a quase todas as condições do terreno.

- No modo AUTO CONTOUR FLEX, a barra de corte utiliza dados do sensor para determinar de forma continua a melhor posição para um fluxo de colheita e seguimento do perfil do solo, assim como a melhor altura de corte. Isto resulta em perdas de acoplamento frontal extremamente baixas em culturas de baixo crescimento.

 

Bobina inovadora com controle de torque automático

A bobina recentemente concebida com o veio de excêntrico ajustável garante, com a sua forma inovadora, um fluxo de colheita ótimo em todas as condições. A capacidade de virar evita que a colheita fique enrolada na bobina. Em condições difíceis, como culturas deitadas, a bobina levanta a cultura antes de cortá-la. Em cereais deitados, isto resulta numa significativa redução das perdas.

A bobina é atuada hidraulicamente e um controle automático de torque evita que os picos furem o solo. Este sistema de assistência oferece sempre ao operador um suporte ótimo ao adaptar a bobina, e garante um fluxo de colheita uniforme.

Fonte: CLAAS