NEXOS agora com eixo dianteiro suspenso

Partilhar

O trator de largura reduzida NEXOS de CLAAS agora está disponível com um eixo dianteiro suspenso de tração nas quatro rodas. A suspensão PROACTIV garante um maior conforto para o trabalho no campo e ao dirigir nas estradas, e está disponível para os modelos VE, VL e F NEXOS.

09-11-2018  

Suspensão PROACTIV para o máximo conforto de condução.

Todos os modelos NEXOS podem ser equipados com a nova suspensão de eixo dianteiro PROACTIV. Graças aos dois cilindros de suspensão inclinados e orientados para o exterior, o peso do trator é suportado, de forma otimizada, pelo eixo dianteiro. Isto garante a estabilização do cilindro ao virar nas curvas. Também garante um conforto de condução ótimo ao viajar em estradas ou caminhos rurais e para o trabalho no campo. As viagens com equipamentos pesados são também mais seguras, já que é menos provável que o trator e o seu acoplamento se movimentem. Os cilindros são instalados por detrás do eixo, protegendo-os assim dos danos.

A suspensão de ação dupla oferece 80 mm de percurso, absorvendo assim a maior parte dos golpes aos quais está submetido o trator quando está em uso. O raio de viragem continua a ser o mesmo do eixo dianteiro standard. O eixo dianteiro suspenso pode ser operado em três diferentes modos da cabine: automático, manual e desativado. No modo manual, a altura pode ser ajustada com a ajuda de um potenciómetro. Isto ajuda a facilitar, por exemplo, a conexão de equipamentos. O modo automático contraria as variações de carga e mantém a suspensão numa posição central para uma deslocação ótima.

 

A última geração de NEXOS, que foi apresentada na EIMA 2016, inclui 14 modelos diferentes de tratores com diferentes níveis de potência e diferentes dimensões. Estas são as características especiais dos NEXOS:

 

Motores potentes

A geração NEXOS inclui 14 modelos de tratores com diferentes dimensões. Todos os modelos têm um motor FPT de 4 cilindros de funcionamento suave que possui um alto torque e uma vibração extremamente baixa. O desempenho do motor varia entre 75 hp e 112 hp, ou até 103 hp no NEXOS VE, que está desenhado para a utilização em fileiras de vinhas especialmente estreitas. Nos modelos superiores de 250 VL e 250 F com CLAAS POWER MANAGEMENT (CPM), o motor de 103 hp fornece um impulso de até 9 hp durante a tomada de força e o trabalho de transporte, e alcança um torque máximo de 440 Nm.

 

Ajustamento da velocidade do motor apertando apenas um botão

Com a injeção eletrónica, o NEXOS tem uma memória de velocidade do motor standard e uma segunda memória de velocidade do motor disponível como escolha. A velocidade do motor pode ser ajusta apertando apenas um botão. Para o trabalho com ferramentas movidas ​​por PTO, isto garante a velocidade adequada e uma eficiência elevada em qualquer momento. Nestes novos motores, o intervalo de serviço também se estende a 600 horas.

 

 

NEXOS Motor

 

Modelo

Max. Potência* (kW/hp)

Max. torque* (Nm)

NEXOS 250
(F and VL only)

82/112 (inclui 9 hp boost com CPM**)

440

NEXOS 240

76/103

406

NEXOS 230

68/92

366

NEXOS 220

62/85

334

NEXOS 210

55/75

309

 

 

Tecnologia de controlo de emissões ótima apesar das dimensões compactas.

As dimensões das versões NEXOS começam desde uma largura de 1.00 m no modelo VE para fileiras estreitas, 1.26 m no modelo VL para fileiras de vinhas mais largas e a partir de 1.45 m no modelo F para trabalhos na horta. Apesar das dimensões compactas, os diversos modelos têm motores equipados com a última tecnologia de controlo de emissões, nomeadamente um filtro de partículas diesel, um conversor catalítico de oxidação diesel e uma recirculação de gases de escape externa e refrigerada, e cumprem os requisitos do nível de emissões de escape da UE IIIB (comparável ao nível 4i).

 

Cintura estreita (como uma cintura de vespa) para maior manobrabilidade.

Todos os modelos têm uma fenda característica à frente e atrás do eixo dianteiro: a cintura estreita que se tornou numa característica estabelecida dos tratores grandes CLAAS. Permite um maior ângulo de bloqueio da direção, resultando num raio de viragem muito mais pequeno. A consola dianteira foi reduzida em 88 mm e a distância entre eixos aumentou 50 mm para que os tratores sejam ainda mais manobráveis e forneçam a máxima estabilidade direcional. Um sistema de tração nas quatro rodas automático disponível também com sensor de ângulo de direção, que desativa automaticamente a função de tração nas quatro rodas a partir de um determinado ângulo de bloqueio da direção, por exemplo no promontório, contribui para a excelente manobrabilidade dos tratores NEXOS.

 

Mais conforto para o condutor.

O túnel sob transmissão, o design otimizado dos controlos e o ecrã digital a cores no painel de instrumentos, oferecem mais espaço e maior conforto para o condutor. Além dos cabos de alimentação na parte de trás, o  NEXOS tem cabos de alimentação na parte da frente, como norma para que os implementos montados na frente com os seus próprios sistemas de controlo, possam ser operados sem abrir a janela da cabine. O NEXOS F também está disponível numa versão de plataforma.

 

Nova transmissão

Uma opção de transmissão com um divisor mecânico com 24 mudanças para a frente e para trás é combinado com o inversor sem embraiagem REVERSHIFT. É operado por um controlo eletrónico.

 

NEXOS Transmissão

N. de mudanças

Mudanças

Intervalos

Reverse

Splitter

24 F / 12 R

4

3

REVERSHIFT

TWINSHIFT

NEW:
24 F / 24 R
(F e VL apenas)

4

3

REVERSHIFT

mecânico, duplo

24 F / 24 R

4

3

mecânico

TWINSHIFT

24 F / 24 R

4

3

mecânico

mecânico, duplo

12 F / 12 R

4

3

mecânico

-

 

 

Soluções para montagem frontal

A opção de montagem frontal oferece muitas soluções pormenorizadas para uma maior flexibilidade. As conexões hidráulicas adicionais para uma válvula e uma linha de retorno de fluxo livre diretamente no engate frontal estão disponíveis facultativamente em todos os modelos. Em alternativa à tomada de força convencional com 1000 rpm, também está disponível nos tratores NEXOS uma tomada de força económica com 540 rpm ECO para implementos montados na parte dianteira.

 

Hidráulica para qualquer situação.

O NEXOS está disponível com duas saídas hidráulicas diferentes. Uma bomba hidráulica com uma taxa de fornecimento de 60 l/min fornece um abastecimento eficiente a todos os implementos hidráulicos. Para acionamentos hidráulicos exigentes e aplicações combinadas, está disponível um sistema hidráulico com uma bomba de 60 l/min para as válvulas e uma bomba de 27 l/min para o equipamento posterior. São possíveis até quatro válvulas mecânicas. Também podem ser instaladas quatro válvulas eletrónicas para expandir a gama de capacidades da válvula. São operados por dois interruptores basculantes eletrónicos e a alavanca de controlo de quatro vias ELECTROPILOT. Todas as válvulas eletrónicas têm controlo de fluxo, e os interruptores basculantes também têm controlo de tempo.

 

Peso limitado a 3,5 t

O peso bruto permitido do NEXOS pode ser limitado a 3.5 t para ser operado com uma licença de condução. Isto é particularmente importante para o trabalho municipal.

 

Pode encontrar CLAAS na exposição EIMA 2018 no pavilhão 19, stand A12.

Fonte: CLAAS