Grosspetersdorf, julho de 2018. Após os excelentes resultados iniciais da sua parceria com Liebherr, CLAAS está a introduzir novos modelos de carregadeiras de rodas na sua gama de produtos, na categoria de 5, 6 e 9 toneladas. Os três novos modelos TORION SINUS, com o seu exclusivo conceito de direção, conjugam a máxima manobrabilidade com elevadas capacidades de carga útil, além de velocidades de deslocamento de até 40 km/h.
Três novos modelos
Relativamente às classificações de desempenho, os TORION 956, 644 e 537 SINUS encontram-se entre o TORION 535 na série de modelos pequenos e o 1177 na gama média. CLAAS agora oferece um total de dez modelos diferentes de carregadeiras de rodas para fins agrícolas.
| TORION SINUS 956 | TORION SINUS 644 | TORION SINUS 537 |
Peso operacional | 9,070 kg | 6,390 kg | 5,575 kg |
Carregamento de capotagem | 5,575 kg | 4,430 kg | 3,750 kg |
Altura | 3.03 m | 2.78 m | 2.78 m |
Largura | 2.38 m | 2.06 m | 1.95 m |
Motor | DPS (Stage IV) | Yanmar (Stage V) | Yanmar (Stage V) |
Máx. potência | 78 kW/106 hp | 54 kW/73 hp | 50 kW/68 hp |
Altura de elevação | 3.72 m (opção de 4.01 m) | 3.35 m (opção de 3.79 m) | 3.22 m |
Sistema hidráulico | 115 l/min | 93 l/min (opção 115 l / min) | 70 l/min (opção 105 l / min) |
Transmissão | hidrostática, 2 ligações | hidrostática, 2 ligações | hidrostática, 2 ligações |
Top speed | 40 km/h | 40 km/h | 40 km/h |
Mais carga útil, devido à direção articula e ao eixo traseiro direcionado
Os três modelos TORION SINUS apresentam uma combinação de direção assistida e eixo traseiro com direção pivotante do eixo. Isto faz com que a carregadeira seja muito mais manobrável que outra com apenas direção articulada. Simultaneamente, devido a que o ângulo de articulação máximo entre o eixo dianteiro e traseiro é de cerca de menos 10 graus, estas carregadeiras de rodas oferecem uma estabilidade superior e uma maior capacidade de carga útil comparativamente com uma carregadeira de rodas com apenas direção articulada.
O mecanismo de direção do eixo traseiro consiste numa ligação mecânica entre o carro dianteiro e a direção do cabeçote do eixo traseiro. Como parte do movimento de direção, o pistão hidráulico na articulação articulada também movimenta automaticamente o eixo traseiro. Os três modelos estão equipados com um cabeçote articulado, que fornece estabilidade mesmo em terrenos irregulares e contrabalança os movimentos laterais do chassis dianteiro Um amortecedor na articulação pivotante articulada fornece um excelente conforto para o motorista, nomeadamente a altas velocidades. No TORION SINUS 956, o eixo traseiro também pode balançar cinco graus.
Cabine amigável para o operador
A cabine conjuga o conforto dos grandes modelos TORION com um design simples e ótimo.
As portas abrem a 180 ° e podem ser bloqueadas nessa posição. Os amplos degraus oferecem um acesso seguro e conveniente, e existe bastante margem até para os motoristas mais altos. Um ecrã de visualização de cores, de 7 polegadas no 956 e de 4 polegadas no 644 e 537, oferece ao motorista uma visão clara dos dados chave de operação, como a relação de transmissão, o nível de combustível e a velocidade, no lado direito A - coluna. No TORION 956 também pode ser incluída uma câmara de marcha-atrás no ecrã.
Todos os controlos de operação das rodas estão claramente estabelecidos à direita. A coluna de direção fina não tem complementos ou controlos, pelo que oferece uma excelente visão do incremento na parte dianteira.
Potentes motores e velocidades máximas de até 40 km/h
Os TORION 644 e 537 SINUS estão equipados com motores Yanmar, com uma capacidade de 3.3 ly turbocompressor. Desenvolvem 54 kW/73 hp e cumprem o standard de emissões Stage V com filtro de partículas diesel. O TORION SINUS 956 tem um motor DPS de 4,5 l, que entrega 78 kW/106 hp.
Os motores são montados transversalmente e oferecem um acesso excelente para a manutenção.
É possível utilizar uma ventoinha reversível hidráulica opcional para limpar o radiador simplesmente pressionando o botão, ou para fornecer a capacidade de refrigeração necessária mesmo ao movimentar palha, por exemplo.
Todos os modelos TORION SINUS têm transmissão hidrostática de terra, com duas relações de transmissão sincronizadas. O conceito de acionamento oferece uma capacidade de controlo sensível e continuamente variável, e uma combinação de alta potência de empurre durante as operações de carga com excelente flexibilidade e velocidades máximas de até 40 km/h, garantindo transferências rápidas entre trabalhos.
Para cima, para cima e para fora com a haste de alta elevação
As aplicações agrícolas, nomeadamente, com frequência requerem operações a alturas elevadas significativas.
Os novos TORION SINUS 956 e 644 estão disponíveis com sistemas de carga de alta elevação como equipamento opcional. Isto aumenta a altura máxima do cabeçote do balde a 4.01 m no TORION SINUS 956 e 3.79 m no 644. Isto oferece uma grande capacidade para encher grandes vagões de mistura de forragem, ou para o material recebido nas plantas de biogás, por exemplo.
Todas as novas carregadeiras estão equipadas com Z-cinemática. Este mecanismo oferece a máxima potência de arranque e taxas de descarregamento rápidas. Em todos os modelos TORION, a cinemática também está otimizada para funcionar com garfos de paletes. Durante as operações de empilhamento, os dentes do garfo permanecem praticamente paralelos ao chão. O controlo hidráulico do implemento, como equipamento standard, é operado da cabine. O transportador de implementos TPZ nos modelos 644 e 537 é compatível com muitas ferramentas disponíveis no mercado.